São Valentim,

O santos dos eternos namorados.

O custume de trocar presentes e cartas de amor no dia 14 de fevereiro nasceu na Grã-Bretanha e na França durante a Idade Média, entre a queda do Império Romano e meados do século XV. A tradição obedecia a uma observação muito particular: em meados de fevereiro, as aves começavam a se acasalar. Pra Hebert Thurston, da Enciclopédia Católica, o dia de São Valentin (ou São Valentino) era uma ocasião para a escolha do parceiro. A celebração havia começado como uma manifestação popular até o século XVII, no século seguinte, a troca de favores havia sido generalizada, sem distinção de classes. Os norte-americanos adaptaram o corstume a princípios do século XVIII. Os progressos da imprensa e os baixos preços do serviço postal incentivaram o envio de saudações por São Valentin em 1840, Esther A. Howland começou a venda dos primeiros cartões-postais massivos de São Valentin nos Estados Unidos. A data de celebração de 14 de fevereiro foi estabelecida pelo Papa Gelasio em homenagem a São Valentin entre o ano 456 e o 498 d.C, não está clara a história nem a identidade do Santo, e alguns historiadores sustentam que o pontifice fixou a comemoração para cristianizar as celebrações pagãs do festival de Lupercalia da antiga Roma. O dia de São Valentin reúne a tradição cristã com a do antigo império romano, No Brasil, essa prática não pegou, pouca gente conhece São Valentino. 12 de junho é o Dia dos Namorados para todos os brasileiros. O santo desconhecido Ao menos três mártires são reconhecidos com o nome de Valentin pela Igreja Católica. Todos são santos e estão associados com o 14 de fevereiro.

A Antiga Roma
Em Fevereiro, começava oficialmente a primavera em Roma. O mês era ademais o último do ano, portanto se considerava que era um período de purificação e abstinência para começar bem o novo ano. Limpava-se casa até o último canto e se celebrava a fertilidade. Em 15 de fevereiro começava Lupercalia, o festival da fertilidade dedicado a Fauno, o deus romano da agricultura e aos fundadores de Roma, Rômulo e Remo. Membros de Luperci, ordem de sacerdotes romanos, sacrificavam uma cabra para fertilidade e um cachorro para a purificação. O ritual se realizava na caverna donde se supõe que viveram Rômulo e Remo quando foram amamentados por uma loba. De acordo com a lenda, os meninos saíram do lugar com pedaços de couro de cabra banhados de sangue. Caminhavam pelas vielas para golpear suavemente as mulheres e as plantações com a pele dos animais. As mulheres agradeciam o contato com elas porque acreditavam que as faria mais férteis para o ano seguinte. Ao findar a tarde, as mulheres colocavam seu nome numa urna gigante, Posteriormente, cada solteiro da cidade tomaria um nome dessa urna pra ficar por todo o ano com a mulher escolhida. Usualmente esses vínculos culminavam em casamento. fonte: Coletânea Mensagens de Amor.

6 comentários:

Admin Futebobeiras disse...

eu faço 1 ano de noivado hojeee
+_+

muito bom o blogg
estou lendo e vou seguir

bjs

Marcos de Sousa disse...

Gostei das histórias sobre o dia dos namorados, porém a segunda é melhor. Mas enfim, o que importa é ficar junto de quem se ama e ganhar presente. =)

Juh disse...

\õ/ quantas curiosidades ! Gosteei mesmo Marii é bom postar as coisas que quase ninguém sabe (ou não pesquisam) ... Mas como o rapaz acima disse ...Bom mesmo é estar bem perto da pessoa que amaa :D

Junior Beéfierri disse...

Aah,nem vou ler,não tenho namorada,huahuahua.

Marilia disse...

hahaha, obrigada gente, o amor esta no ar dia 12 vem ai.

Admin Futebobeiras disse...

hahaha
já comprei o presente da paulenhaa ;D

bjss e obrigado pela visita

vou comentar em outros post